Em nota, Executiva do partido confirma que não irá aos protestos do dia 12

 A Executiva Nacional do PSOL divulgou uma nota nesta sexta-feira (10) afirmando que não participará dos atos convocados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) no domingo (12).

“Não pouparemos esforços para conquistar a unidade com quem partilha deste objetivo. No entanto, a Executiva Nacional do PSOL informa que o partido não é organizador, não convoca e nem participará da manifestação de 12 de setembro. Nosso partido faz parte da campanha nacional pelo Fora Bolsonaro, que em breve definirá seu calendário”, afirma a legenda em nota.

O PSOL destaca ainda que “vem atuando para construir a mais ampla unidade para derrotar Bolsonaro, a exemplo do amplo pedido de impeachment recentemente protocolado”.

O partido é um dos 9 que firmou um pacto na quarta-feira (8) pela articulação unitária para definir os próximos passos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Além do PSOL, integram o grupo: PT, PDT, PSB, PSOL, PCdoB, PV, Solidariedade, Rede e Cidadania.

Ato do MBL

Um dos artífices do golpe contra Dilma Rousseff (PT) em 2016 e apoiador de Bolsonaro durante as eleições de 2018, o MBL vem tentando vender o discurso de “união” contra o atual presidente ao convocar para os atos.

O grupo de direita tem feito postagens afirmando que a pauta única dos protestos será o “Fora Bolsonaro”. No entanto, segue vendendo camisetas “nem Lula, nem Bolsonaro” para financiar atos do dia 12.

Confira a nota do PSOL sobre o ato do MBL na íntegra:

Nota da Executiva Nacional do PSOL sobre as manifestações de 12 de setembro

O PSOL vem atuando para construir a mais ampla unidade para derrotar Bolsonaro, a exemplo do amplo pedido de impeachment recentemente protocolado.

Não pouparemos esforços para conquistar a unidade com quem partilha deste objetivo. No entanto, a Executiva Nacional do PSOL informa que o partido não é organizador, não convoca e nem participará da manifestação do dia 12 de setembro. Nosso partido faz parte da campanha nacional pelo Fora Bolsonaro, que em breve definirá seu calendário.

Seguimos em debate com os partidos de oposição para a construção de uma manifestação ampla pela saída de Bolsonaro nas próximas semanas e nos dedicaremos a essa tarefa.

Executiva Nacional do PSOL
10 de setembro de 2021